No mais recente podcast da Trending Tech, discutimos as esperanças na IoT para segurança aprimorada e operações mais eficientes e de baixo custo. Que papel será desempenhado pelo eSIM, iSIM, provisionamento remoto de SIM e gerenciamento de assinaturas? E para nos dizer quem está adotando a tecnologia e por quê, contamos com a opinião de especialistas de Loic Bonvarlet, do facilitador de segurança de IoT Kigen, e Matt Hatton, dos analistas Transforma Insights.
Inscreva-se para receber atualizações de podcast
Jeremy Cowan 00:04
Olá, seja bem-vindo ao mais recente Tendências de tecnologia podcast trazido a você por IoT-Now.com, VanillaPlus e A empresa em evolução. Meu nome é Jeremy Cowan e sou cofundador desses três sites de tecnologia. Hoje, o pod está tomando um formato diferente; Quero que você nos imagine compartilhando um bate-papo sem fumaça, saboreando uma bebida de nossa escolha, mesmo que estejamos distribuídos por toda a Europa, tomando um café. Este é o poder do podcast.
Nosso patrocinador hoje é Kigen, uma empresa que se descreve como “segurando a conectividade de forma simples”. Basicamente, a Kigen permite que as empresas cresçam rapidamente sua Internet das Coisas, integrando confiança e segurança por meio das tecnologias SIM, eSIM e iSIM. A Kigen surgiu como resultado de incubação e investimento após ser adquirida em 2017 pela ARM Holdings dos pioneiros do eSIM Laboratórios de Simulação, que começou a vida em 2009. O próximo passo foi para a Kigen UK Ltd, ser transformada em uma empresa recém-criada em 2020. E é separada oficialmente da ARM em 2021. Portanto, a missão da Kigen é impulsionar o eSIM e o iSIM a serem a pedra angular da segurança da IoT. E para explicar as complexidades de algo que parece aparentemente simples, tenho o prazer de apresentar o primeiro de nossos dois convidados de hoje, Loic Bonvarlet, que é vice-presidente de marketing de produtos da Kigen. Ele é um profissional de IoT, com mais de 20 anos de experiência, incluindo 10 anos nos EUA, ocupando cargos seniores em Marketing de Produto, Vendas Técnicas, Engenharia de Aplicação e Pesquisa e Desenvolvimento. Loic, bem vindo ao Tendências de tecnologia podcast.
Loic Bonvarlet 02:04
Olá, Jeremias. Muito feliz por estar aqui.
Jeremy Cowan 02:06
Ótimo ter você lá. E é sempre um prazer receber Matt Hatton de volta ao podcast. Matt é um comentarista respeitado e especialista no setor de tecnologia, também com mais de 20 anos de experiência na vanguarda da pesquisa de tecnologia. E no caso dele, consultoria. Através de seu trabalho em Transformar Insights, uma empresa de pesquisa que ele cofundou, ele é conhecido como um líder de pensamento na Internet das Coisas e na transformação digital. Bem-vindo, Mateus.
Matt Hatton 02:35
Obrigado, Jeremias. E farei o meu melhor para corresponder a essa cobrança.
Jeremy Cowan 02:40
Não há problema para você, eu sei. Senhores, vamos direto para a discussão. Vamos nos concentrar em partes do novo Relatório de tecnologia de tendências, que os ouvintes podem baixar gratuitamente em trendingtech.io . Está encabeçado 'O e-sim permitirá a segurança da IoT em escala? Matt, vou falar com você primeiro, se puder. Em termos gerais, o que está acontecendo com o eSIM, iSIM e suas variantes, juntamente com o provisionamento remoto de sim – ou RSP no jargão inevitável – gerenciamento de assinatura e assim por diante? Quem está adotando e por quê?
Matt Hatton 03:19
Você tem que ter um acrônimo de três letras, não é Jeremy, para quase tudo. Sim. eSIM, ok... Então, a tecnologia está mais ou menos lá. Acho que ainda há alguns debates sobre algumas variantes do eSIM; um, voltado principalmente para o consumidor, um voltado principalmente para M2M (comunicações máquina a máquina), há um pouco de discussão na indústria de IoT sobre talvez usar o consumidor para IoT também. E esse é um tópico ao qual talvez voltemos. Mas ostensivamente, a tecnologia está lá, e está lá há alguns anos. Você sabe, vimos RFPs de vários setores diferentes que foram emitidos com o requisito de eSIM para controle remoto de gerenciamento remoto para troca de IMSI e assim por diante. Então, não é nada novo, na verdade. Mas acho que a conversa passou a ser sobre as realidades comerciais disso hoje em dia, e não necessariamente, se a tecnologia funciona, embora talvez ainda haja alguma discussão lá. Mas o fato é que nunca foi realmente usado, principalmente com raiva, digamos? Ele tem sido muito usado para bootstrapping, sabe, para definir esse perfil inicial, muito útil para eficiências da cadeia de suprimentos e assim por diante, mas não para portar grandes frotas de dispositivos de uma operadora para outra. E acho que a realidade comercial é que talvez as operadoras de rede ainda estejam se familiarizando com algumas das questões comerciais e operacionais associadas a ela; entregando uma conexão a uma operadora em outro mercado, ou como você continua a gerenciá-la em suas plataformas? O que você faz com isso? Isso ainda continua sendo um problema.
Mas para quem não é um problema são os MVNOs. E você vê muitos operadores de rede virtual, realmente adotando isso como uma tecnologia e quase se posicionando como provedores de eSIM de uma maneira engraçada. Então, estamos vendo um impulso bastante ativo de muitos MVNOs porque, para eles, trata-se de alternar entre perfis de diferentes operadores com os quais eles já têm relacionamentos comerciais. Então, para eles, faz um pouco mais de sentido. Então, nós tendemos a ver o foco mais do lado dos MVNOs, do que necessariamente do lado da operadora de rede.
Jeremy Cowan 05:42
Loic, o que você acrescentaria a isso? Quer dizer, eu sei particularmente que houve uma mudança para a medição inteligente. O que mais você gostaria de explorar neste momento?
Loic Bonvarlet 05:51
Sim. Então, originalmente, eu diria que historicamente, a indústria automobilística tem sido um grande impulsionador para isso. Mas com a exigência de que o OEM quisesse realmente controlar sua conectividade, integrar-se a todos os seus fornecedores de conectividade, e era um trabalho bastante pesado e, de certa forma, ainda é, certo? Mas acho que o ponto de Matt sobre os MVNOs é bastante interessante. E posso ver claramente isso em atração quando vendemos um ISP para MVNOs, e temos vários deles, pois os clientes realmente desejam simplificar um pouco o gerenciamento de todas as suas diferentes opções de conectividade. Até agora, muitos deles estavam lutando com plataformas multi-IMSI proprietárias, com plataformas OTA para alternar entre perfil e IMSIs, etc. uma maneira à prova de futuro? Direita. E acreditamos que o eSIM, nesse sentido, permite não só gerenciar, sabe, configurações de comutação IMSI, etc., mas também gerenciar todo o perfil, certo? E, finalmente, à prova de futuro, caso sua aquisição mude no portfólio de conectividade etc.
O outro ponto que gostaria de fazer é dizer também que uma das dificuldades do crescimento do mercado de eSIM tem sido o fato de que ainda era um trabalho pesado para fazer quando você integra no nível do dispositivo. E o outro movimento que começamos a ver é que os fabricantes de módulos começam a ver o benefício de incluir conectividade na oferta. Você tem o pioneiro Sierra Wireless, com quem trabalhamos principalmente no eSIM, que levou esse modelo muito longe. Mas agora acho que cada vez mais fabricantes de módulos percebem que a pressão sobre ASP no hardware é muito alta, certo. E aumentar a conectividade desde o início em seus produtos, está fazendo sentido, não apenas para simplificar os adotantes para o celular, mas também para aumentar as oportunidades de cauda longa, eu diria, para alcançar o desenvolvedor antes. Celular não é para mim, porque se eu for para ele é um grande MNO, não há chance de que alguma vez consiga uma resposta ou mesmo um cartão SIM certo para seguir em frente. E assim pessoas como você sabem, Holograma, como este jogador vai combinar conectividade e hardware começaram a abordar esta longa cauda de celular que para mim é o que vai impulsionar o futuro, você sabe, aplicação e inovação porque teremos algumas empresas de sucesso entre esses desenvolvedores.
Jeremy Cowan 08:43
Matt, você tem alguma opinião sobre isso?
Matt Hatton 08:44
Sim. E acho que essa ideia do OEM, o OEM de hardware como realmente um driver de adoção de conectividade, é interessante. Porque temos há muitos anos, há décadas, esse tipo de conceito do fabricante de hardware como Sierra Wireless ou qualquer outra coisa, como um balcão único. Ok, balcão único. É isso. Esse é um bom princípio. Mas a realidade é que, se você comprar as duas coisas de um, um fornecedor por nenhuma outra razão de que eles vendem os dois, você provavelmente acabará pagando um pouco mais pelos dois. Ok, seria um pouco mais conveniente, mas você acabará pagando um pouco mais pelos dois. Mas acho que houve uma mudança na indústria nos últimos dois anos, o que torna essa combinação de hardware e conectividade um pouco mais importante e um pouco mais relevante. E você precisa fazer mais otimização dos dispositivos para se adequar à rede, principalmente com a introdução de algumas das tecnologias de baixo consumo, então NB-IoT e LTE-M e você vê muito mais requisitos para essa otimização lá comparado a... OK, no mundo 2G você coloca qualquer SIM em qualquer dispositivo, Docker, qualquer rede do mundo, e ele funciona mais ou menos com o mesmo tipo de recursos. Mas esse não é mais o caso, você tem redes diferentes trabalhando com recursos diferentes. E, na verdade, há muito mais requisitos para otimizar isso. E também, esse conceito de ser uma plataforma pronta, acho que vemos isso de Verizon e Telefonica e alguns outros, onde há uma variedade de dispositivos que eles colocam no mercado que já estão configurados e prontos para se conectar diretamente às suas plataformas otimizadas para isso. Portanto, estou descobrindo que há mais requisitos para integração por meio da pilha, apenas para otimizar a experiência do usuário, em vez de apenas ser mais fácil de comprar.
Jeremy Cowan 10:44
Matt, um, você queria mudar para outra área, podemos detalhar o uso do elemento seguro como uma rota de confiança, incluindo alguma discussão sobre IoT SAFE? Talvez você possa descompactar isso um pouco? E, brevemente, você pode definir isso no contexto mais amplo da segurança da IoT?
Matt Hatton 11:04
Sim, absolutamente. Acho que Loic é mais especialista nesse ponto específico do que eu, mas posso oferecer alguns primeiros comentários. Assim, a ideia com o IoT SAFE é fornecer um mecanismo para a segurança da camada de transporte, mas de forma sem conexão. Ok? Agora, deixe-me descompactar isso um pouco. A IoT gosta de arquiteturas sem conexão, ok. Portanto, você não precisa estabelecer um handshake entre um dispositivo e um servidor de back-end para trocar dados, ele gosta apenas de enviar. E com o IoT SAFE, você pode usar o SIM como mecanismo de implementação de segurança ponta a ponta para envio e recebimento de dados sem precisar de uma arquitetura orientada a conexão. Então, é realmente isso. Está estabelecendo esse maior nível de segurança e, portanto, confiança na conectividade celular e, especificamente, na IoT, conectividade celular. Loic, você provavelmente pode explicar um pouco mais a fundo e melhor do que eu, mas é mais ou menos assim que eu vejo.
Loic Bonvarlet 12:16
Sim, não, obrigado pela introdução, Matt. Eu acho, e estou olhando para trás na história, quando comecei minha carreira em IoT nos anos 2000, certo? Identificar um dispositivo estava relacionado diretamente a alguns aspectos de fabricação, um número de série ou um IEI do provedor de telecomunicações do dispositivo ou um IMSI do provedor de telecomunicações e basicamente fornecer uma ID pública para identificar seu dispositivo e aceitá-lo em seu solução. E agora, acho que todo mundo vê a falha disso, no sentido de que sim, qualquer um pode perceber que está até em códigos de barras, etc. E foi relativamente fácil, eu diria, adicionar um dispositivo para acessar um ecossistema e acessar o back-end e potencialmente fazer coisas maliciosas. Direita?
Então, como fazemos na internet onde, eu acho que agora, neste espaço, de, você sabe, profissionais muito técnicos, todos nós estamos muito confiantes no processo de segurança da internet para a vida cotidiana, comprando coisas, etc. IoT SAFE está efetivamente dando a mesma tranquilidade de ter uma sessão segura entre um dispositivo e o servidor de back-end por meio do que chamamos de TLS, a camada de transporte para segurança. E assim, isso nos permite fornecer um conjunto privado de chaves para um dispositivo que é diversificado de maneira única, de maneira muito semelhante à forma como todos confiam na segurança de seu telefone celular e de seu SIM para identificar a rede. E devo dizer que esta indústria tem um histórico muito bom para dizer que não houve grande violação no celular, exceto talvez com meios muito consequentes de, você sabe, investigação e espionagem de forma eficaz. Mas para a operação do dia a dia, quer dizer, as pessoas confiam que suas conversas são privadas, etc. E isso é estender esses conceitos para o aplicativo, certo, o aplicativo estava muito atrasado em termos de segurança. E agora, estamos tentando realmente implementar uma atualização para dizer que temos um nível semelhante de segurança para o aplicativo e transportamos os dados com segurança do dispositivo até o back office do servidor onde você processará esses dados. Então, esse é o tipo de evolução que vejo como uma atualização do aplicativo.
Jeremy Cowan 14:47
Ficando com você Loic, podemos falar um pouco sobre a interrupção da cadeia de suprimentos no espaço SIM, tentando nos aproximar das restrições de OEM e fabricante de dispositivos. O que você diz a isso?
Loic Bonvarlet 14:59
Sim, então isso também é algo que vimos, e estamos tentando habilitar, você sabe, no sentido de que, até o momento, a cadeia de suprimentos do SIM era um fluxo completamente diferente do dispositivo de hardware, cadeia de suprimentos, certo. E o problema com isso é que você cria atrito de forma eficaz, no sentido de que, como fabricante de dispositivos primeiro, provavelmente, se sou um novato, não tenho necessariamente experiência nesses fluxos de telecomunicações, quando não o fiz celular mesmo antes. E assim, encontrar uma maneira de introduzir, digamos, as restrições de telecomunicações e celular em minha fabricação, nas diferentes etapas de liberação de um dispositivo para o campo é meio complicado, certo. E para as indústrias mais antigas está tudo bem, é tudo controlado. Mas para caras novos, isso é parte do atrito que talvez os impeça de usar o celular. Então, o que estamos tentando alcançar como Kigen é realmente, principalmente com as grandes operadoras como Vodafone e AT&T, convencê-los de que eles precisam trabalhar com o espaço OEM para expandir os mercados e simplificar a telefonia celular. E isso vem levando em conta as restrições de, bem, meu dispositivo precisa ser muito pequeno, meu dispositivo precisa ser muito eficiente em termos de energia - e tenho certeza de que Matt pode falar muito com os cinco Ps que eles identificaram lá – mas dizer, como o SIM se encaixa nessas restrições? E como ele é inserido na cadeia de fabricação do dispositivo, talvez ainda seja com um SIM de plástico, talvez seja com um eSIM, talvez um SIM integrado, porque novamente, restrição de energia, tamanho etc. escolha que a indústria de telecomunicações, e como facilitador da Kigen, podemos ajudar o OEM a fazer e encontrar a melhor solução para seu dispositivo, certo? Não há, eu diria, mais SIM de tamanho único para o fabricante do dispositivo. E a Kigen é capaz de fornecer conectividade a esses OEMs no formato certo para eles que estamos tentando instigar e que realmente vemos em algumas iniciativas.
Jeremy Cowan 17:08
Interessante. Matt, Loic já fez referência aos cinco Ps que você identificou. Você poderia elaborar um pouco sobre isso, porque nem todos terão lido o relatório ainda. E espero que eles vão, depois de ouvir você.
Matt Hatton 17:19
Eu posso sim. Portanto, os cinco Ps são as coisas que vemos como restringindo a IoT e as limitações com as quais qualquer pessoa que desenvolve uma solução de IoT tem que trabalhar, e são: energia, acesso à energia, você tem muitos dispositivos ou muito potencial dispositivos que podem não ter acesso direto à rede elétrica e, portanto, você deseja que sejam alimentados por bateria. Portanto, manter o consumo de energia baixo obviamente aumenta a vida útil da bateria, e isso é um grande benefício.
Em processamento. Assim, o processamento disponível no dispositivo.
O Lugar, ou seja, a localização geográfica onde possam estar.
O Preço, porque você quer atingir um preço tão baixo quanto possível.
E o que descrevemos como Proporções. Eu queria acertar outro P, então tive que encontrar outra palavra para se encaixar no tamanho, mas as proporções pareciam ser a mais adequada. Então, às vezes você precisa ajustar seus recursos dentro de um determinado espaço em um dispositivo. E todas essas coisas são restrições que precisam ser superadas. E, normalmente, é uma troca entre eles. Mas a introdução de todas essas várias novas ferramentas diferentes, como eSIM, iSIM, as tecnologias Low Power Wide Area, os protocolos específicos de IoT, há um monte de coisas acontecendo, que removem ou atenuam algumas dessas restrições. E isso é particularmente relevante no contexto de preço. Porque se quisermos atingir bilhões de dispositivos conectados, precisamos fazer isso pelo preço mais baixo possível. E isso aponta para coisas como usar tecnologias de baixo consumo, porque os chipsets são tipicamente mais baratos, usando algo iSIM, porque a realidade é que vai ser mais barato, porque está embutido. Também será menor consumo de energia e assim por diante. E na maior parte do tempo estávamos pensando em todas essas várias trocas entre os diferentes elementos e as novas tecnologias e como elas impactam isso.
Jeremy Cowan 19:34
Loic, há algo que você acrescentaria ao que Matt descreveu?
Loic Bonvarlet 19:37
Sim. Então, talvez, voltando à cadeia de suprimentos, mude certo. Isso significa também que você sabe que esse direito Secure Enclave está mais amplamente disponível devido à integração. E agora você tem mais e mais dispositivos ou módulos que efetivamente de fato tem um SAFE que faz parte do hardware né, que não depende estritamente de, digamos, um provedor de conectividade. E essa também é a outra revolução que estamos tentando apoiar. E até certo ponto, esse Secure Enclave é utilizável para a autenticação de telecomunicações, que é o uso principal, mas para o aplicativo, e assim temos o aplicativo seguro de IoT, que é a autenticação chip-to-cloud.
Você também pode, se for um pouco mais longe, ter mais e mais recursos de processamento local, certo. Você receberá uma quantidade de dados localmente e para reduzir também o consumo de energia, a pegada ambiental, etc., você deseja fazer cada vez mais processamento local, o que significa que as empresas gastam cada vez mais esforços implementando seu know-how, seus conhecimento sobre os dados que são coletados em um campo na borda, certo. E assim este Secure Enclave, esses recursos de raiz de confiança podem ser usados também para proteger os dados localmente, para processá-los corretamente e para proteger o IP e o conhecimento dessas empresas. E isso é algo que trabalhamos muito com empresas como Edge Impulse ou jogadores de IA e especialistas em ML para explorar desde o início em sua estrutura, esses tipos de Secure Enclave e recursos de raiz de confiança.
Matt Hatton 21:19
Essa é uma conclusão muito interessante. Porque é obviamente a ascensão da computação de borda é uma das principais tendências que afetam a IoT, colocando mais capacidade, mais processamento, no dispositivo de borda, cujo processamento foi um dos nossos Ps. Mas talvez você troque ter mais processamento por ter uma conexão de largura de banda menor e, portanto, estender a vida útil da bateria, você sabe, há todas essas vantagens. Mas se você está colocando mais processamento no dispositivo de borda, você não está apenas enviando um fluxo de dados, você está colocando, como você diz, parte do IP no dispositivo de borda (propriedade intelectual, em vez de protocolo de internet, neste caso, precisamos resolver nosso IP, neste caso), mas sim, colocar um pouco do seu IP nesse dispositivo de borda é bastante crítico. Então, eu acho essa área intrigante.
Jeremy Cowan 22:09
Matt, podemos dar um passo atrás por um momento e ampliar isso? Vamos dar uma olhada no panorama geral das estratégias de IoT do provedor de serviços e nas abordagens em mudança. Transforme Insights tem um novo Relatório de benchmarking CSP IoT deve sair no final deste mês. Sem dar grandes spoilers, quais destaques você pode compartilhar disso?
Matt Hatton 22:33
Sim, é um dos nossos relatórios de sustentação para o ano é o Relatório de benchmarking CSP IoT. E, de fato, um pequeno plug-in, temos um webinar gratuito no dia 9 de novembro que qualquer um pode assistir. Confira em nosso site. Destaques? Bem, na verdade, vou voltar a algo que escrevi, o que dá algum contexto. Publicamos um relatório sobre algo que estamos chamando de “$1 IoT”. Ok, então esse conceito de que a receita do celular ou o gasto em conectividade celular IoT está tendendo a US$ 1 por ano. E acho que já estamos vendo algo se aproximando disso na China. Se você olhar para as adições líquidas de muitos operadores, está indo nessa direção. Quero dizer, estamos em torno de US$ 1 por mês para a maioria das operadoras no momento, mas provavelmente está caminhando para US$ 1 por ano. E se esse é o cenário que estamos olhando, mas certamente uma grande proporção dessa base, estará nesse nível, quais são as implicações disso? E esse foi realmente o foco deste relatório.
Agora, obviamente, até certo ponto, são más notícias. Mas, até certo ponto, também é uma boa notícia, porque abre a oportunidade de usar o celular para toda uma gama de novas tecnologias. Mas focando um pouco no ruim. A questão é: o que você faz como operadora de rede, como provedor de serviços de comunicação, como MNO ou MVNO, para mitigar isso? E há algumas abordagens testadas e testadas, como a consolidação, que estamos vendo no espaço das MVNOs, mas isso nunca acontecerá no espaço das operadoras de rede, você sabe. IoT é de 1 a 2 por cento da receita, você nunca verá a consolidação da operadora por trás de margens potencialmente decrescentes na conectividade de IoT celular. Mas o que você pode ver deles é uma mudança de rumo de outras maneiras.
Uma é a confiança subindo na pilha, sobre a qual todo mundo fala, ok. Vender mais soluções verticais, entrar no setor automotivo, varejo e utilitários e entrar em todos esses setores verticais, o que é muito bom, é muito mais fácil falar do que fazer. E quero dizer, muito mais fácil falar do que fazer porque efetivamente, a menos que você tenha algum tipo de diferencial nesse espaço, você é apenas mais um fornecedor e pode realmente esperar obter uma participação significativa no mercado? É um osso duro de roer, mas você pode ver por que esse conselho é distribuído porque 50% a 80% de qualquer receita de solução está nesse espaço de serviços. Mas, como eu disse, só é realmente viável se você tiver um diferencial por meio de aquisição ou apenas por meio de alguma herança que determinada empresa possui. Assim, por exemplo, Verizon saiu e comprou um monte de empresas de gerenciamento de frota há alguns anos, e assim estabeleceu o direito de jogar nesse espaço. E você tem outros como Telefonica no varejo, eles sempre tiveram uma presença no varejo até a década de 1960, onde vendiam muzak em streaming para as lojas. Então eles tiveram presença naquele espaço por um tempo. Mas esses são poucos e distantes entre si. Mas há outra abordagem, que estamos chamando de conectividade IoT de hiperescala, que envolve muitas coisas que visam basicamente ter um conjunto de plataformas e estruturas internas e assim por diante, que são apropriadas para oferecer suporte a integração de baixo custo, suporte de toque para dispositivos e assim por diante, para garantir que eles sejam efetivamente escaláveis. Isso envolve coisas como trabalhar muito de perto com os hiperescaladores de nuvem e envolve colocar sua própria casa em ordem em termos de como eles são estruturados e organizam a aparência de suas plataformas de software e assim por diante. E esse é realmente o foco do relatório; quão bem eles se saíram em estabelecer a credibilidade vertical nessas soluções ou estabelecer sua credibilidade como provedores de conectividade de IoT em hiperescala e trabalhar para esse tipo de funcionalidade? Ninguém está lá ainda, mas todos estão fazendo um bom progresso em direção ao objetivo final.
Jeremy Cowan 26:45
Loic, o que você acrescentaria a essas observações?
Loic Bonvarlet 26:48
Sim, e acho que é um grande ponto, Matt. Aumentar a pilha é mais fácil dizer do que fazer. E eu vi isso na minha carreira de 2000 a 2010, certo, ver todas essas MNOs pedindo soluções prontas. E efetivamente se você não adquirir um player respeitável em uma vertical, isso é muito, muito difícil de conseguir, porque essa força de vendas e esse pessoal não estão acostumados a vender soluções e todas as dificuldades de IoT's, eles têm que se resolver e eles não estão preparados para isso, certo? Então, concordo que aumentar a pilha funciona bem com a aquisição. Eu poderia citar talvez também Vodafone com Cobra Automotiva, por exemplo. E eles alcançaram um certo sucesso por meio desse tipo de iniciativa.
Agora, sobre o hiper scaler, eu não poderia concordar mais, né. Reduzir os pontos de custo da plataforma para frotas de bordo, mesmo que sejam pequenas, é a chave para o sucesso, certo. Então, conceitos como provisionamento zero touch, conceitos como posso comprar em módulos de distribuição prontos para conectar com credencial que pode ser aplicada à minha conta AWS IoT, ou minhas contas Azure IoT, independente do hiperescalador que eu escolher e trabalhando muito, muito de perto com aqueles caras que permitirão a cauda longa certa é a chave para o sucesso. E se a MNO ou fornecedor de conectividade em geral, não trabalhar substancialmente na simplificação. Não há dinheiro a 1 dólar por ano para ser feito, certo? Porque os pontos de custo ainda são muito pesados. Então isso é, eu acho, muito, muito crítico para realmente dar uma nova olhada nisso, e realmente pensar na facilidade de integração e dar ao desenvolvedor a sensação de liberdade, certo, de facilidade de integração para que eles desenvolvam e coloquem o tecnologia no campo e, finalmente, dizendo: 'Bem, não, preciso escalar e preciso alcançar essas grandes MNOs. E eu tenho um caso real'. E talvez os MNOs parceiros de estágio inicial também possam mostrar que, devido a essa confiança, estabelecer realmente, no início, tocar um pouco do valor do caso de uso final, em vez de apenas conectividade pura. Mas eles têm que simplificar no início, eu acho, e fizemos algum trabalho com a AWS, na IoT, por exemplo, para ser muito concreto para dizer que você deseja ter uma conta AWS IoT, deseja implantar dispositivos na AWS IoT, bem, aqui está. Pegue um módulo pronto para conectar com o IoT SAFE incorporado e anexe esses IDs à sua conta e pronto em questão de alguns minutos, em vez de muitas semanas de discussões.
Matt Hatton 29:42
Acho que é uma questão de adequar os canais, o preço, todos esses vários elementos diferentes para a forma como o cliente quer comprar. Em alguns casos, o que você quer é um projeto de consultoria pesado, do qual a conectividade é uma pequena parte. E você sabe, muitos operadores têm braços de integração de sistemas, todos eles são capazes de entregar uma solução completa de Smart Cities, por exemplo. E eles incluirão alguma conectividade celular como parte disso. E, obviamente, há um tremendo valor nisso. E realmente, a peça de conectividade é uma pequena fração disso. E assim você pode fazer uma abordagem de venda consultiva muito pesada para isso. E então, no outro extremo do espectro, você tem alguém que quer apenas alguns cartões SIM, e aí você está olhando para canais online, você está olhando para reduzir os pontos de contato em todos os lugares ao longo do espectro. E então em algum lugar no meio, você tem esse conceito que eu chamo de know-how como serviço. Isso permite um aumento extra na receita associada a isso, eu acho, porque o que você está fazendo é pagar por experiência, conhecimento de como implantar a IoT, como colocá-la em funcionamento. Não é só, eu quero comprar alguns dados, eu também preciso de um pouco de ajuda. Mas não é esse trabalho pesado, consultoria na outra ponta do espectro. E acho que muitas operadoras têm essa capacidade, algumas das MVNOs também têm esse tipo de capacidade. E você precisa adaptar seus canais e sua abordagem e até mesmo suas plataformas e sistemas que você está usando, dependendo de qual desses tipos de clientes você está procurando.
Jeremy Cowan 31:31
Claramente, vocês dois estão interessados na tração dos MVNOs, mostrando a mudança para o eSIM para resolver vários problemas. Loic, você poderia falar um pouco mais – eu sei que você já tocou no assunto – mas ser capaz de unificar as opções de conectividade sob o mesmo teto deve ser um benefício. Você poderia falar um pouco sobre isso?
Loic Bonvarlet 31:54
Sim, essa consolidação que a gente começa a ver realmente no mercado, também, por causa da pressão de preços e da plataforma proprietária, né, há um desejo muito forte de toda a discussão que eu possa ter com MVNOs, de realmente, sabe, agregar, simplificar sua plataforma e tentar adotar uma abordagem mais padrão. Enquanto antes, eles tinham a tendência de, por exemplo, desenvolver um applet multi IMSI caseiro e implementar um sistema e desenvolver tudo isso internamente que era ótimo e funcional. Mas talvez não seja necessariamente operando no ponto de custo que eles precisam abordar o LPWAN notavelmente. Então, eu acho que isso é realmente um dos itens. Ainda existem algumas dificuldades, você sabe, compatibilidade RSP e LPWAN, devo dizer, estamos avançando na Kigen, para tentar simplificar este jogo para os MVNOs, por exemplo. Temos inovação em reduzir a dependência de SMS em M2M RSP. Enquanto permaneço nas especificações, e posso acompanhar totalmente as partes interessadas sobre isso, patenteamos tecnologias sobre isso. Tentando resolver o problema da vida real, certo. E também no final, eu diria que do ponto de vista do OEM efetivamente, eu não acho que eles poderiam se importar menos se é um M2M ou RSP de consumidor. Trata-se de resolver o problema deles, certo? E tendo uma visão pragmática real para dizer, eu tenho essa restrição de implantar primeiro nesses países, temos o preço da conectividade neste país? E então preciso expandir nesse país com perfil local, porque há restrições regulatórias sobre seus direitos, e ajustar o mix de solução. Talvez multi IMSI, talvez algum OTA, talvez algum RSP para realmente entregar algo que faça sentido para o cliente final. Mas, em última análise, a mudança para fora do que RSPs está dando condições de concorrência equitativas para os MVNOs confiarem na tecnologia semelhante para agregar suas pegadas.
Jeremy Cowan 34:14
Estamos com pouco tempo. Então, cavalheiros, vou pedir a vocês dois para me dar uma mensagem-chave de 30 segundos que vocês acham que as pessoas podem tirar do nosso Fireside Chat. Matt, você primeiro, o que você gostaria que os ouvintes absorvessem disso?
Matt Hatton 34:31
Acho que o eSIM é um… e o iSIM a seguir, inevitavelmente faz parte do mix de IoT. Eles são essenciais para a simplificação da cadeia de suprimentos, para reduzir custos, reduzir o consumo de energia e, em geral, poder dar suporte às ambições de implantações globais de conectividade IoT. E eu acho que não é uma questão de se, mas quando se torna praticamente o padrão. A questão ainda é resolver alguns dos problemas comerciais e operacionais que envolvem isso. E eu encorajaria todos a focar um pouco de atenção nisso.
Jeremy Cowan 35:19
Bem, espero que eles possam dar uma olhada no relatório e no seu relatório de referência do CSP quando isso for publicado. Quando será isso?
Matt Hatton 35:28
Que será lançado em 28 de outubro.
Jeremy Cowan 35:32
E eles podem ver isso no seu site, que é…
Matt Hatton 35:35
transformainsights. com
Jeremy Cowan 35:36
Ótimo, Transforma com um A não é. Loic, o que você gostaria que as pessoas tirassem da nossa discussão de hoje?
Loic Bonvarlet 35:45
Sim, então eu diria que primeiro talvez a integração seja a trajetória da história, né. A integração no IC seguro nas indústrias de chips é apenas uma evolução natural para fornecer mais desempenho e menor consumo de energia. E, portanto, Kigen é um facilitador estrito dessa mudança e dessa ruptura no espaço celular, certo, e um dos meus principais lemas, como produto de Kigan, é realmente simplificar, novamente, poder reduzir o custo pontos para a cadeia, para implantar e ter mais pessoas tentando ir celular, certo? Nem todo mundo terá sucesso, certo? Você ainda precisa, no início, ter certeza de ter os casos de negócios, seus casos de negócios, não apenas eu quero conectar, porque então você está saindo dos trilhos muito rapidamente, certo. Você precisa ter uma proposta de valor de ROI clara para o seu serviço. Mas quando você tem isso, simplificando o acesso à segurança, implementando a segurança desde o início, seguro por abordagem de design, abordagem de chip para nuvem, trabalhando com hiperescalador, então podemos ter um monte de empresas tentando. E isso é para o benefício de, você sabe, serviços prestados ao grande público, segurança por padrão e mais confiança no dispositivo com o qual interagimos todos os dias. Direita. E isso também é para mim um objetivo fundamental para habilitar essa confiança por padrão, em vez de já ir e usar o serviço. Então, sim, é isso que eu diria minha mensagem para hoje
Jeremy Cowan 37:20
É um bom resumo. Bem, se alguém quiser mais um resumo, dê uma olhada no nosso relatório, que como eu disse, está em TrendingTech.io . E há um relatório gratuito de 18 páginas, apresentando Kigen e Transforma e muitos outros especialistas. Cavalheiros, é só para isso que temos tempo. Eu realmente quero te agradecer por passar um tempo com nossos ouvintes, Matt, foi ótimo tê-lo aqui.
Matt Hatton 37:43
Obrigado, Jeremias. O prazer é meu.
Jeremy Cowan 37:45
Loic, nós realmente apreciamos toda a sua experiência.
Loic Bonvarlet 37:47
Muito obrigado, Jeremias. Foi um prazer discutir com vocês dois hoje.
Jeremy Cowan 37:51
Bom, você tem. Antes de irmos, deixe-me dizer que temos mais alguns ótimos podcasts em andamento. Portanto, fique de olho neles marcando IoT-Now.com para obter as últimas notícias e recursos globais de IoT. E junte-se a nós em breve para o próximo podcast Trending Tech. Adeus por agora.
Fonte: https://www.iot-now.com/2021/11/03/115268-will-e-sim-enable-iot-security-at-scale/
- 2020
- 2021
- Acesso
- Conta
- aquisição
- ativo
- Adoção
- conselho
- AI
- Todos os Produtos
- entre
- raiva
- Aplicação
- APT
- arquitetura
- ÁREA
- ARM
- por aí
- AT & T
- Autenticação
- auto
- automotivo
- AWS
- Azul
- Back-end
- cozimento
- bateria
- referência
- MELHOR
- BEBIDA
- morada
- Pouco
- violação
- Monte
- negócio
- negócios
- comprar
- Comprar
- chamada
- Cuidado
- Oportunidades
- casos
- luta
- alterar
- canais
- carregar
- China
- lasca
- Chips
- Cidades
- mais próximo
- Na nuvem
- Co-fundador
- Café
- vinda
- comentários
- comercial
- Comunicação
- Comunicações
- Empresas
- Empresa
- computação
- Dispositivos conectados
- da conexão
- Conectividade
- consolidação
- consultor
- consumidor
- consumo
- continuar
- Conversa
- conversas
- custos
- países
- Casal
- Clientes
- dados,
- dia
- entregando
- Design
- desenvolver
- Developer
- desenvolvedores
- Desenvolvimento
- Dispositivos/Instrumentos
- digital
- Transformação Digital
- Rompimento
- Estivador
- Dólar
- motorista
- Cedo
- estágio inicial
- ecossistema
- borda
- computação de borda
- Elaborar
- Engenharia
- ambiental
- etc.
- Europa
- evolução
- exchange
- Expandir
- vasta experiência
- especialistas
- olho
- feira
- Funcionalidades
- final
- Fireside via Chat
- Empresa
- Primeiro nome
- caber
- ANIMARIS
- gestão de frotas
- Foco
- seguir
- formulário
- formato
- Quadro
- Gratuito
- Freedom
- recentes
- cheio
- engraçado
- futuro
- jogo
- Geral
- Dando
- Global
- Bom estado, com sinais de uso
- ótimo
- Cresça:
- Crescente
- Hardware
- SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA
- Alta
- história
- homegrown
- House
- Como funciona o dobrador de carta de canal
- HTTPS
- enorme
- idéia
- identificar
- Impacto
- Incluindo
- Crescimento
- indústrias
- indústria
- Iniciativa
- Inovação
- insights
- integração
- propriedade intelectual
- Internet
- internet das coisas
- investigação
- investimento
- iot
- IP
- ISP
- questões
- IT
- juntar
- saltar
- manutenção
- Chave
- chaves
- Conhecimento
- grande
- mais recente
- Nível
- Escuta
- carregar
- local
- localmente
- localização
- longo
- principal
- fabricante
- Fazendo
- de grupos
- Fabricante
- fabrica
- mercado
- Marketing
- Mercados
- Missão
- ML
- Móvel Esteira
- telefone móvel
- modelo
- dinheiro
- mover
- líquido
- rede
- redes
- notícias
- Enfermagem
- oferecer
- oferecendo treinamento para distância
- OK
- Onboarding
- online
- abre
- operando
- Operações
- oportunidades
- Oportunidade
- Opções
- ordem
- Outros
- Outros
- parceiro
- Pessoas
- atuação
- fotografia
- plástico
- plataforma
- Plataformas
- jogador
- Podcast
- Podcasts
- pasta
- poder
- presidente
- pressão
- preço
- preços
- privado
- Produto
- Produtos
- Perfil
- Perfis
- projeto
- propriedade
- proteger
- público
- alcance
- realidades
- Realidade
- reduzir
- reguladores
- Relacionamentos
- Denunciar
- Relatórios
- pesquisa
- pesquisa e desenvolvimento
- varejo
- receita
- Rota
- corrida
- seguro
- vendas
- Escala
- Setores
- segurança
- vê
- vender
- sentido
- Serviços
- conjunto
- contexto
- Partilhar
- Baixo
- SIM
- simples
- Locais
- Tamanho
- pequeno
- smart
- Cidades Inteligentes
- SMS
- So
- Software
- Soluções
- Espaço
- gastar
- Passar
- patrocinador
- Spot
- espionagem
- Etapa
- começo
- começado
- lojas
- tudo incluso
- sucesso
- bem sucedido
- fornecedores
- supply
- cadeia de suprimentos
- ajuda
- Interruptor
- .
- sistemas
- negociações
- tecnologia
- Dados Técnicos:
- Tecnologias
- Equipar
- Telco
- O Futuro
- o mundo
- Pensando
- tempo
- TLS
- tocar
- pista
- comércio
- Transformação
- transporte
- transportando
- trending
- Tendências
- Confiança
- Uk
- us
- Estados Unidos
- utilitários
- valor
- Vice-Presidente
- Ver
- Virtual
- vodafone
- webinar
- Site
- O que é a
- QUEM
- sem fio
- dentro
- Atividades:
- trabalho
- mundo
- ano
- anos
- zero